Textos

Texto

1609
459

Processamento de rejeitos de carvão e redução do impacto ambiental

ACUEDI
17/01/2015
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

A mineração de carvão na Região Carbonífera de Santa Catarina atua com uma abordagem de fim-de-tubo. Os resíduos sólidos (rejeitos de carvão) são dispostos em módulo de rejeitos. Os efluentes líquidos (drenagem ácida de minas - DAM) são encaminhados a estações de tratamento de efluentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar uma alternativa de produção mais limpa do carvão, através do beneficiamento gravimétrico dos rejeitos de carvão. A metodologia do trabalho consistiu na separação gravimétrica por meio denso de uma amostra típica de rejeito de carvão, obtendo-se três frações densimétricas: (a) um material com densidade inferior a 2.2 (rico em rochas carbonosas), (b) um material com densidade entre 2.2 e 2.7 (rico em minerais inertes), e (c) um material com densidade superior a 2.7 (concentrado de pirita). Cada fração foi analisada para sua potencial aplicação. Pode-se concluir que é possível processar gravimetricamente os rejeitos de carvão, com possibilidade de aproveitamento dos materiais e redução dos impactos ambientais. Entretanto, o conceito gestão apresentado somente é possível através da quebra de paradigmas e uma mudança cultural por parte das principais partes interessadas (empresas, poder público e sociedade).


Weiler, J., Ramos, J. & Schneider, I. (2014). Processamento de rejeitos de carvão e redução do impacto ambiental. AUGMDOMUS, 6, pp. 80-94.

Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI