Textos

Texto

1325
387

Da informação nossa de cada dia à Ciência da Informação: conceitos, história, teorias e questões recentes

ACUEDI
02/12/2014
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

O trabalho tem como objetivo produzir um olhar sobre o que se pode pensar como uma longa história da informação, o que se concebe desde os tempos mais remotos até sua conversão ao status de objeto da Ciência da Informação (CI) na segunda metade do século XX. De natureza teórica e sustentando-se pela literatura em CI e em áreas afins, faz-se uma discussão sobre o conceito de informação para, em seguida, arrolar nomes, acontecimentos e teorias que contribuíram na passagem do domínio da vida cotidiana para o domínio da Ciência. De um passado distante aos acontecimentos mais recentes relacionados ao problema da privacidade dos cidadãos nas redes digitais, verifica-se na história da informação uma íntima relação com o poder, razão pela qual sugere o aprofundamento dos estudos em CI sobre as questões políticas e éticas na sociedade contemporânea.


Silva, R. (2014). Da informação nossa de cada dia à Ciência da Informação: conceitos, história, teorias e questões recentes. Palabra Clave, 4 (1), pp. 1-19.

Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI