Textos

Texto

733
124

Convivendo com o lixo: a vulnerabilidade socioambiental no bairro Jardim Graminha, Leme, SP

ACUEDI
16/01/2015
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

Ocupação do espaço urbano acontece de maneira extremamente desigual. Aspectos políticos, econômicos e sociais convergem para a estruturação de uma problemática que atinge sobretudo a população mais pobre, que é impelida a ocupar áreas propensas a diferentes tipos de problemas socioambientais. Inundações, deslizamentos e vários tipos de poluição recaem de maneira mais acentuada em determinados grupos sociais que se encontram mais vulneráveis e fragilizados. A ação do poder público, em muitos casos, legitima essa estrutura e fortalece a reprodução social desse sistema. A partir dessa constatação, o trabalho busca averiguar a maior vulnerabilidade da população pobre a problemas socioambientais provenientes da deposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e a conivência do poder público local com tal situação. Conjetura-se que essa problemática esteja ligada, em primeiro lugar, ao descaso do poder público com pela população pobre que habita áreas insalubres e, em segundo lugar, à incapacidade de articulação dessa população para reivindicar melhorias em seu espaço cotidiano. Para esta investigação foi selecionada uma área de deposição de resíduos no bairro Jardim Graminha, na cidade de Leme (SP), e através da observação sistematizada realizou-se a análise dessa área. O estudo mostra de maneira evidente a vulnerabilidade da população que vive próximo a essa área, que recebe diferentes tipos de lixo, e a falta de controle do poder público. Destaca-se ainda que a intervenção do poder público local e a utilização de instrumentos técnicos e políticos são necessárias para o planejamento e gestão do território com o intuito de mitigar os problemas e diminuir a vulnerabilidade socioambiental da população mais pobre


Orsi, R. (2013). Convivendo com o lixo: a vulnerabilidade socioambiental no bairro Jardim Graminha, Leme, SP.AUGMDOMUS, 5, pp. 13-32.
Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI