Textos

Texto

452
50

Educação ambiental a distância na formação de professores: relato de uma experiência

ACUEDI
14/01/2015
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

O presente artigo teve como objetivo analisar se o projeto-piloto do Curso “Consumo Sustentável / Consumo Responsável: desenvolvimento, cidadania e meio ambiente” atingiu os resultados esperados quando de sua proposição. O curso foi oferecido, em 2005, na modalidade a distância, a onze professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Armando Grizzi”, localizada na periferia de Rio Claro/SP – Brasil e ministrado pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA), através de Convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro (UNESP). Foram analisados e tabulados três questionários que já faziam parte da programação do curso-piloto e, após o acompanhamento e a participação em todas as atividades do curso, inclusive da observação da aula, foi elaborado e aplicado um questionário adicional com a finalidade de obter as informações a respeito dos resultados do curso-piloto. Os referenciais bibliográficos sobre Educação Ambiental, Educação a Distância e Formação de Professores embasaram a categorização e análise dos dados. Como resultado dessa pesquisa, podese concluir que, mesmo se tratando de um projetopiloto, o curso contribuiu para que os professores aperfeiçoassem sua própria prática ao articular conhecimentos e experiências. No entanto, deve continuar sofrendo reformulações para atingir os objetivos de maneira mais efetiva, nos próximos cursos. A partir dessas considerações, é possível afirmar que o curso favoreceu o estudo e a reflexão dos docentes, não somente sobre educação ambiental, mas também a respeito de suas práticas pedagógicas, colaborando para o desenvolvimento profissional. O processo de implementação de projetos dessa natureza na escola constitui-se em uma alternativa interessante para a formação de docentes em serviço.


Cassia, R. (2012). Educação ambiental a distância na formação de professores: relato de uma experiência. AUGMDOMUS, 4, pp. 12-24.

Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI