Textos

Texto

1319
380

Estudo da remoção de Cd2+, Cr3+ e Pb2+ de soluções aquosas empregando a zeólita natural escolecita: uma abordagem cinética e termodinâmica

ACUEDI
14/01/2015
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

Devido ás suas propriedades físicas favoráveis, associados á alta estabilidade física e química em condições normais, materiais naturais, como as zeólitas, têm sido amplamente aplicadas no tratamento de águas residuárias para remover poluentes. A capacidade de troca catiônica de uma zeólita natural brasileira, identificada como escolecita, tem sido avaliada para aplicação no controle de águas residuais. No presente trabalho o potencial da escolecita para remoção de metais tóxicos (Cd2+ , Cr3+ e Pb2+ ) foi investigado. Os efeitos do pH, da temperatura e da concentração de metais em solução durante o processo de adsorção foram avaliados. Isotermas descrevendo o mecanismo de adsorção foram obtidas utilizando-se soluções contendo 50 mg.L-1de cada metal. Foi observada a tendência de retenção de Cr3+ = Cd2+ > Pb2+ , entre 50 e 250 mg.L-1 e Cr3+ = Cd2+ > Pb2+ , e entre 200 mg.L-1 e 600 mg.L-1 , a tendência é mais favorecida, é Cd2+ > Cr3+ > Pb2+ Acima de 600 . mg.L-1 , a tendência de adsorção observada é Cr3+ >Cd2+>Pb2+ Adsorção de Cr3+ e Cd2+ é melhor descrita pela isoterma de Freundich enquanto que para o Pb2+ é pela isoterma de Langmuir. A ordem de dessorção é Cd2+ < Pb2+ > Cr3+ A adsorção dos metais estudados . segue a cinética de primeira ordem e não foi observada uma expressiva influencia da temperatura na adsorção dos cátions.


Saqueto, K. et al. (2010). Estudo da remoção de Cd2+, Cr3+ e Pb2+ de soluções aquosas empregando a zeólita natural escolecita: uma abordagem cinética e termodinâmica. AUGMDOMUS, 2, pp. 49-59.

Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI