Textos

Texto

1522
429

O rural depois do êxodo: as implicações do despovoamento dos campos no distrito de Arroio do Só, município de Santa Maria/RS, Brasil

ACUEDI
23/06/2013
!COMPRA EL LIBRO ONLINE AQUI!

Descripción

Este trabalho tem por objetivo apreender as transformações socioespaciais decorrentes do processo de despovoamento dos campos e seus reflexos sobre a paisagem rural do distrito de Arroio do Só, em Santa Maria - RS. Para isso buscou-se identificar as mudanças no modo de vida da população rural, suas atividades e relações e compreender como se deu esse processo, suas causas e suas repercussões na qualidade de vida e na estrutura social da população que permaneceu no local. A discussão sobre a modernização da agricultura é fundamental para a compreensão desse processo. Esse distrito foi escolhido como local de pesquisa por ser uma localidade que, no passado tinha um grande dinamismo socioeconômico, e agora, em função das falências das várias empresas e da consequente emigração de grande parte da população, a dinâmica socioespacial sofreu alterações. Foram coletados dados de fonte secundária da FIBGE e FEE, a fim de periodizar as dinâmicas demográficas do distrito, do município e do Estado. A pesquisa qualitativa foi realizada através de entrevistas com os sujeitos do campo e seus representantes, com auxilio do Diário de Campo.


Teló, F. & De David, C. (2012). O rural depois do êxodo: as implicações do despovoamento dos campos no distrito de Arroio do Só, município de Santa Maria/RS, Brasil. Mundo Agrario, 13 (25), pp. 1-20.

Categorias:
Colecciones:
Recuerda
Si te gusta algún autor, colabora con él comprando sus libros.
La cultura y la educación necesitan de tu apoyo activo.

Información del autor

ACUEDI

ACUEDI son las siglas de la Asociación por la Cultura y Educación Digital. Somos una asociación civil sin fines de lucro, con sede en Lima (Perú), fundada en noviembre del 2011. Nuestro principal objetivo es incentivar la lectura y la investigación académica, especialmente dentro de espacios digitales. Para ello hemos diseñado una serie de proyectos, todos ellos relacionados entre sí. Este es nuestro proyecto principal, nuestra Biblioteca DIgital ACUEDI que tiene hasta el momento más de 12 mil textos de acceso gratuito. Como tenemos que financiar este proyecto de algún modo, ya que solo contamos con el apoyo constante y desinteresado de la Fundación M.J. Bustamante de la Fuente, hemos creado otros proyectos como ACUEDI Ediciones, donde publicamos libros impresos y digitales, y la Librería ACUEDI, donde vendemos libros nuestros y de editoriales amigas ya sea mediante redes sociales, mediante esta plataforma, en eventos o en ferias de libros.
Colabora con
ACUEDI